08 março 2011

DESLIZAMENTOS EM MARTE

Processos geológicos transformam constantemente a superfície de nossos parceiros cósmicos e assim como na Terra, grandes volumes de terra e rochas escorregam  por  escarpas e montanhas. Vamos orbitar o planeta Marte, pegando carona nas missões espaciais da NASA e ESA e visitar três grandes deslizamentos no planeta vermelho.


DESLIZAMENTOS EM MARTE

Composição da Região de Tharsis e Valles Marineris
fundo pelo MOLA (Mars Orbiter Laser Altimeter) a bordo da Mars Global Surveyor
CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR 



Na imagem acima, temos uma visão da região de Tharsis, onde encontram-se grandes vulcões marcianos, um deles, o Monte Olimpo, o maior do sistema solar e também temos os 4.000 km de extensão do Valles Marineris, uma profunda cicatriz na superfície marciana e ali assinalada  à região de Melas Chasmas, no coração do Valles Marineris. Na parte superior esquerda, uma reguá de cores e alturas, em metros, para auxiliar a interpretação da imagem do MOLA e um melhor entendimento dos sítios de deslizamentos que iremos apresentar.

Temos três sítios marcados na composição. Vamos mostrá-los.

VALLES MARINERIS - MELAS CHASMA
VALE MARINER, em homenagem a nave Mariner 9 - ABISMO DA ESCURIDÃO
(tradução livre do latim)

O Valles Marineris é uma extensa falha na superfície marciana, com mais de 4.000 km de comprimento e chegando a 7 km de profundidade.

Utilizando imagens de várias missões espaciais, o Orbitador produziu duas composições que localizam esses deslizamentos na paisagem da região de Melas Chasma no Valles Marineris, tentando aproximar o leitor da verdadeira grandiosidade dos processos geológicos em Marte e da incrível façanha humana de chegar tão perto desses acontecimentos.

Composição de imagens dos orbitadores Mars Global Surveyor
e Mars Express
CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR 
 

A escarpa em detalhe possui altura de aproximadamente 9 km, pouco mais que o Monte Everest na Terra, e está localizada no plano da grande falha do Valles Marineris, é possível perceber os grandes depósitos de terra e rochas que estão se acumulando no assoalho dessa região de Melas Chasmas.

Fontes:
recorte de imagem de escarpa na região de Melas Chasma - orbitador Mars Express - ESA
imagem em perspectiva - German Aerospace Center - DLR - orbitador Mars Express - ESA
artigo do German Aerospace Center - DLR: "Melas Chasmas on Mars: as low as one can go"

Composição de imagens dos orbitadores Mars Global Surveyor
e Mars Reconnaissance
CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR 


Fontes:
imagem detalhada da região (1) - orbitador Mars Reconnaissance - NASA - Câmera HIRISE
imagem detalhada da região (2) - orbitador Mars Reconnaissance - NASA - Câmera HIRISE

PLATÔ THARSIS - MONTE OLIMPO

O platô vulcânico Tharsis, além do vulcão do Monte Olimpo, possui outros três famosos vulcões alinhados, os Montes Tharsis, facilmente identificáveis na imagem introdutória do artigo. O deslizamento que iremos mostrar localiza-se numa imensa área de deslizamentos num dos francos do Monte Olimpo, bem visível na área em verde da imagem abaixo.

Composição de imagens dos orbitadores Viking I, Mars Global Surveyor e Mars Reconnaissance
CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR 


Fontes:
imagem do Monte Olimpo - orbitador Viking I - NASA
imagem detalhada da região (1) - orbitador Mars Reconnaissance - NASA - Câmera HIRISE
imagem detalhada da região (2) - orbitador Mars Reconnaissance - NASA - Câmera HIRISE

O deslizamento foi observado pela Mars Reconnaissance Orbiter - MRO, com a câmera CTX, em duas passagens sobre a mesma região, com o antes (2007) e o depois (2010) do evento. A MRO  posteriormente com sua câmera HIRISE tirou uma nova imagem do local, sendo possível observar que este deliszamento foi provocado pelo impacto de um meteorito no solo.

click para ampliar


Nenhum comentário: