15 setembro 2014

NAVE ACIDENTADA NA LUA - TIRANDO A PROVA

A Ufologia vive infestada de boatos, um deles, seria a existência de uma nave extraterrestre na região próxima a cratera Tsiolkovski na Lua, fotografada pela missão Apollo XV, quando em órbita. Tal descoberta teria levado a NASA a enviar uma nova missão, dessa vez secreta, a Apollo XX, para investigação do objeto.


NAVE ACIDENTADA NA LUA - TIRANDO A PROVA

A foto da Apollo XV usada para dar crédito ao boato está hospedada em sítio oficial da NASA e seu endereço é http://www.lpi.usra.edu/resources/apollo/frame/?AS15-P-9625. Pois bem, com a missão robótica Lunar Reconnaissance Orbiter da própria NASA, orbitando desde 2009 a Lua, temos a disposição um mapeamento do satélite por imagens de alta resolução, tiradas pelo instrumento LROC (Câmera), inclusive da área envolvida no boato. Utilizando a ferramenta QuickMap (http://target.lroc.asu.edu/q3/), produzida pela equipe da LROC, podemos tirar a prova. Abaixo, imagem original da Apollo XV, com marcações que inseri, círculos amarelo e azul, para comparação com uma primeira imagem da região pela LROC, também abaixo, para determinarmos que estamos observando o mesmo local.

Apollo XV


QuikMap - LROC


Apliquei algumas aproximações (zoom) no mapa da LROC e poderemos ver, afinal, se há ou não uma nave acidentada no local:



Utilizei ferramentas do QuickMap no sítio da LROC para distâncias e altitudes e obtive alguns dados interessantes do local. Escolhi um ponto que visualmente parecia mais alto e outros dois mais baixos. Para minha surpresa, o ponto que escolhi como mais alto (1.501 m) é bem mais baixo que o ponto mais ao norte (1.744 m). O outro ponto ao sul está de fato mais baixo (1.176 m). Olhar a imagem as vezes engana, por isso precisamos de ferramentas produzidas pelos técnicos e cientistas. A amplitude medida foi de 568 m.




Portanto, pelas imagens da LROC, não existe nenhuma nave acidentada naquele local.
Se não há nave acidentada, não existiu Apollo XX.


Nenhum comentário: