25 dezembro 2009

POLVO BIZARRO CARREGA COCOS COMO ABRIGO MOMENTÂNEO


Esse comportamento do polvo Amphioctopus marginatus o habilita a ser o mais novo membro de um clube de elite dos animais, aqueles que usam ferramentas - esse sendo o primeiro membro sem espinha dorsal, dizem os pesquisadores por trás do estudo, publicado hoje pela revista Current Biology. Leia resumo traduzido de artigo publicado na revista eletrônica da National Geographic.



POLVO BIZARRO CARREGA COCOS COMO ABRIGO MOMENTÂNEO

Esse comportamento do polvo Amphioctopus marginatus o habilita a ser o mais novo membro de um clube de elite dos animais, aqueles que usam efrramentas - esse sendo o primeiro membro sem espinha dorsal, dizem os pesquisadores por trás do estudo, publicado hoje pela revista Current Biology. Leia em seguida resumo traduzido de artigo publicado na revista eletrônica da National Geographic.


Os investigadores observaram que os polvos freqüentemente usavam seus tentáculos de aproximadamente 15 centímetros de comprimento para transportar cascas de coco maior do que seu corpo, de cerca de 8 centímetros de largura.

Um polvo desenterrou as duas metades de uma casca de coco e em seguida usou como escudos de proteção ao parar em áreas expostas, ou quando em repouso no sedimento. Isso, por si só, surpreendeu a equipe. Então eles perceberam que o polvo, depois de usar a casca de coco, passou a "caminhar" por aí com as conchas, de modo desajeitado.

"Eu sempre me impressionei com o que os polvos podem fazer, mas isso foi bizarro", disse o co-autor Norman, curador sênior de moluscos do Museu Victoria.

Para levar as conchas, um polvo Amphioctopus marginatus tem que colocar seus braços para fora e sobre as bordas do coco e andar em pernas de pau tornando-o mais vulnerável aos predadores explicou o pesquisador finlandês.

Um polvo sem casca pode nadar longe muito mais rápido por propulsão a jato", disse ele. "Mas no fundo do mar de lama sem fim, para onde você estaria fugindo? Em outras palavras, um polvo com suas cascas de coco fica com seus movimentos lentos, mas sempre tem um lugar para se esconder.

Então, o que faz do uso de ferramentas por este polvo diferente do uso pelo caranguejo ermitão de conchas como armadura?

Desgastando-se constantemente, a concha do caranguejo eremita não é considerada uma ferramenta, porque é sempre útil. Ferramentas, por definição, não trazem nenhum benefício, até que é usado para um propósito muito específico, mostrando que o animal é capaz do que se pode chamar de planejamento antecipado.

Este feito do polvo Amphioctopus marginatus qualifica-se como uso de ferramenta, diz Finn, porque as cascas fornecem apenas "benefícios atrasados."

Polvos de muitas espécies são bem conhecidos por sua inteligência. Em cativeiro, eles são bem conhecidos por navegar em labirintos, parecem ser capazes de recordar acontecimentos passados, e são artistas em escapar com astúcia.
O uso de ferramentas pelo polvo foi especialmente surpreendente.

O uso de ferramenta, que se pensava ser um comportamento exclusivamente humano, é visto como um sinal de sofisticação mental considerável entre os animais não-humanos.

É sabido há anos que os chimpanzés usam várias "ferramentas", que alguns golfinhos anexam esponjas em seus bicos para a pesca, e que os pássaros “Crow Cams” no Pacífico Sul usam paus e folhas para caçar insetos, por exemplo.
Mesmo assim, a descoberta do polvo se destaca.

"Eu realmente não estava esperando ver o uso de ferramentas em cefalópodes" - lulas, chocos* e polvos - disse bióloga Craig Stanford, co-diretora do Jane Goodall Research Center, em Los Angeles, que não esteve envolvida no novo estudo.

Que o polvo não estava usando suas ferramentas para conseguir o jantar só aumentou a surpresa de Stanford. "Até mesmo os chimpanzés", ela acrescentou, "não usam materiais naturais para criar abrigos sobre suas cabeças."

ARTIGO da National Geographic.


Nenhum comentário: