20 setembro 2010

ÁRTICO 2010

A TERCEIRA MENOR EXTENSÃO REGISTRADA

O National Snow and Ice Data Center - NSIDC, Centro Nacional de Dados para Neve e Gelo da Universidade do Colorado – EUA, informou em seu sítio dia 15/09, que em 10/09/10 a extensão do gelo ártico marinho baixou para 4,76 milhões de km2 e parece ser a menor extensão do ano, já que novos dados indicam que o gelo marinho começou seu ciclo anual de crescimento.

ÁRTICO 2010
A TERCEIRA MENOR EXTENSÃO DE GELO JÁ REGISTRADA

O National Snow and Ice Data Center - NSIDC, Centro Nacional de Dados para Neve e Gelo da Universidade do Colorado – EUA, informou em seu sítio dia 15/09, que em 10/09/10 a extensão do gelo ártico marinho baixou para 4,76 milhões de km2 e parece ser a menor extensão do ano, já que novos dados indicam que o gelo marinho começou seu ciclo anual de crescimento.

A extensão mínima de gelo no Ártico em 2010 é a terceira mais baixa registrada desde 1979. O alcance mínimo foi 240 mil km2 acima de 2008 e 630 mil km2 acima do recorde de baixa registrado em 2007. Em relação a 2009, foi mais baixa em 340 mil km2.

Nos últimos trinta e um anos de registro, entre 1979 e 2010, os quatro anos de menor extensão do gelo ártico foram: 2007, 2008, 2009 e 2010.

Esta é a terceira vez nos registros de satélite que a extensão de gelo caiu abaixo de 5 milhões de km2 e todas as ocorrências aconteceram nos últimos quatro anos. O mínimo de 2009 ficou em quarto lugar. Apesar de um início tardio da estação do derretimento, a extensão de gelo diminuiu rapidamente depois.

A imagem abaixo disponível no Observatório da Terra da NASA, foi tirada pelo satélite Aqua, utilizando o equipamento MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer).

Consulte na Wikipédia: o que é o MODIS?

Imagem do Sistema de Resposta Rápida do MODIS
Ártico num dia ensolarado do mês de junho de 2010
(click na imagem para acessar a página correspondente do MODIS)


Na imagem ampliada temos marcado o círculo polar ártico e os pontos geográficos notáveis como Canadá (oeste), Groenlândia (sudoeste), Svalbard, arquipélago norueguês e a região da Escandinávia – Noruega e Suécia (sudeste), Rússia (leste) e Alaska noroeste).

Historicamente, o período de maior cobertura de gelo marinho no ártico é no mês de março e o de menor cobertura em setembro.

E como são feitas as medições que permitem esse acompanhamento?

Vou apresentar dois conjuntos de dados, obtidos de equipamentos distintos instalados em satélites específicos e administrados por instituições de diferentes países. Cada conjunto de dados possui suas próprias fórmulas (algoritmos) e métodos de processamento.

Primeiro Conjunto

O satélite Aqua da NASA carrega um equipamento desenvolvido pela JAXA (Agência Espacial Japonesa), chamado AMSR-E (Advanced Microwave Scanning Radiometer do EOS, Earth Observing System NASA), ele detecta emissões de microondas da superfície da Terra e da atmosfera, coletando dados sobre a temperatura do mar, nuvens, gelo marinho, precipitação de neve e outros. A imagem abaixo traz um gráfico com dados do AMSR-E para a extensão do gelo marinho no ártico durante todos os meses do ano, desde junho de 2002 até setembro de 2010, produzido pelo International Arctic Research Center em cooperação com a JAXA:

Gráfico para Extensão do Gelo Marinho no Ártico
(click na imagem para acessar página da IARC-JAXA information System)




Segundo Conjunto:

Produzido pela National Snow and Ice Data Center – NSIDC, Estados Unidos, utiliza o equipamento SSMIS (Special Sensor Microwave Imager / Sounder), a bordo do satélite F-17 do Programa da Defesa de Satélites Metereológicos da Força Área dos EUA (DMSP).

Gráfico para Extensão do Gelo Marinho no Ártico
(click na imagem para acessar página do NSIDC)




Temos um vídeo produzido pelo Goddard Space Flight Center – NASA, utilizando os dados do AMSR-E japonês projetados sobre o “Blue Marble”, um mosaico do planeta elaborado através do MODIS. O vídeo traz o período de 01/09/2009 a 30/03/2010, que como vimos acima pega o período de mais baixa extensão de gelo do ano, setembro e o de maior extensão, março. Cada segundo da animação corresponde a dados de dez dias. É fantástico.

(Click na imagem e assista o VÍDEO)

,

O ártico é um sistema de refrigeração de nosso planeta e os dados coletados mostram o declínio da cobertura de gelo marinho ao longo dos anos, o que evidencia mais uma vez o processo de aquecimento global. Não há como negar, está acontecendo.

Nenhum comentário: