13 setembro 2010

ETA CARINA a Grande Nebulosa

DA CONSTELAÇÃO DA QUILHA


A estrela de Eta Carina, objeto principal da Grande Nebulosa de Carina - NGC 3372, localizada na Constelação da Quilha, em latim chamada Carina, é muito especial, nossa civilização ao longo dos séculos pode observar mudanças drásticas em sua evolução estelar.


ETA CARINA - A GRANDE NEBULOSA
DA CONSTELAÇÃO DA QUILHA


A estrela de Eta Carina, objeto principal da Grande Nebulosa de Carina - NGC 3372, localizada na Constelação da Quilha, em latim chamada Carina, é muito especial, nossa civilização ao longo dos séculos pode observar mudanças drásticas em sua evolução estelar.

Localização de Eta Carina na Constelação da Quilha (Carina):
(click na imagem para acessar o ficheiro do Orbitador)





No ano de 1837 a estrela Eta Carina sofreu uma grande erupção que a tornou, por um breve período, na segunda mais brilhante do céu, após Sirius, perdendo ao longo das décadas essa exuberância luminosa e decaindo para uma estrela de difícil observação aos olhos desprovidos de instrumentos. Essa é uma história fascinante mas antes vamos falar de um conceito importante: magnitude aparente, use o link para ir até o glossário do Observatório Nacional.

Magnitude aparente:
Para efeito de leitura rápida, a estrela mais brilhante do céu depois do Sol (magnitude -26,72) é Sirius, com magnitude -1,46. A olho nú podemos ver até o limite de +6. Ou seja, quanto maior o número positivo menor seu brilho aparente. Eta Carinae nos últimos séculos trafegou por varias magnitudes.

Eta Carina é uma estrela imensa com massa aproximada de 120 vezes a massa de nosso Sol, a erupção de 1837 lançou ao espaço enormes quantidades de massa da estrela viajando a velocidades de 1,5 milhões de km/h, emprestando ao conjunto da estrela, gás e poeira uma impressão forte e hipnótica. Vejam esta bela imagem em infravermelho do ESO - Observatório Europeu do Sul - Chile, tirada pelo VLT (Very Large Telescope):

Eta Carina  Near-Infrared Telescópio VLT, Chile
(click na imagem para acessar página da ESO)


Em 1887 houve uma segunda grande erupção, menor que a primeira e a perspectiva para os próximos milhões de anos é que Eta Carina exploda em uma supernova.

Eta Carina está a 7.500 anos-luz da Terra, sendo classificada como uma estrela variável azul, que exibe longas e lentas mudanças de brilho, com eventuais erupções de massa, o ciclo variável é conhecido e calculado em 5,54 anos. Existe a hipótese de que Eta Carina seja na verdade um sistema binário e uma parte da variação de seu brilho seja resultado da órbita da estrela menor que oculta parte da luminosidade da estrela maior ao longo do ciclo mas isso é uma hipótese, restando comprovação.

Imagem composta do Telescópio Espacial Chandra em Raios-X e Hubble
(click na imagem para acessar página do Chandra)


O dados do Chandra estão em laranja e amarelo e mostram o gás e poeira ejetados da estrela e aquecidos a mais de um milhão de graus, definindo a região de interação do conjunto.



Vídeo do Telescópico Espacial Spitzer da NASA
Imagens da Grande Nebulosa de Eta Carina



As cores falsas nestas imagens do Spitzer correspondem a diferentes comprimentos de onda  do infravermelho. O vermelho representa características da poeira e o verde mostra o gás quente. estrelas embrionárias são amarelas ou brancas e estrelas de primeiro plano são azuis. Eta Carina é demasiado brilhante para telescópios de infravermelho observar.

Eta Carinae foi observada pelo Hubble, em setembro de 1995, com a Wide Field Planetary Camera 2 (WFPC2). Várias imagens foram tiradas através de filtros para  vermelho e ultravioleta para posteriormente serem combinadas para produzir a imagem.

Imagem do Telescópio Espacial Hubble
(click na imagem para acessar página do Hubble)

The Doomed Star Eta Carinae
Source: Hubblesite.org



Fonte principal de dados: ETA CARINAE General Information - University Minnesota.

Nenhum comentário: