07 fevereiro 2012

CAMPO DE GELO SUL Patagônia

A terceira maior área de gelo contínuo da Terra, cerca de treze mil km2 de brancos tapetes de neve e gelo, alguns dos maiores glaciares e lagos de água liquida do planeta. Nele temos as mais bonitas paisagens que um humano pode apreciar, nessas terras chilenas e argentinas que impressionam a visão, envolto no vento seco e gelado dessas imensidões. O Campo de Gelo Sul da Patagônia.


CAMPO DE GELO SUL
 PATAGÔNIA CHILENA E ARGENTINA

             Click na imagem para pagina NASA
       Crédito: Earth Sciences and Image Analysis
           Laboratory at Johnson Space Center
A imagem ao lado é um mosaico de duas fotos tiradas pelos astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) em janeiro de 2002, mostrando toda a extensão do Campo de Gelo Sul (site: http://eol.jsc.nasa.gov). Os números aproximados calculados pelo Observatório da Terra - NASA são gigantes: 360 km de comprimento, 40 km de largura e 13.000 km2 de área.

No Museo del Hielo Patagônico, localizado em El Calafate, província de Santa Cruz, Argentina, várias apresentações multimídia ajudam a entender esse gigante. Vale a pena visitar, inclusive um simpático e gelado Bar de Gelo, com tempo de não mais que vinte minutos, e tomar um drink.

Temos no complexo de glaciares, 48 principais e outros duzentos menores. Descarregam gelo glaciar em imensos lagos como O'Higgins(Chile)-San Martín(Argentina), Viedma e Argentino. O Lago Argentino só perde para o Titicaca na América do Sul. O Campo Sul possui a terceira maior massa de gelo do planeta, perdendo para a Antartida (primeira) e Groenlândia (segunda).

Um desses glaciares, o Spegazzini, mostrado na ilustração de chamada deste artigo, possuí superfície de gelo de 134 km2 e largura de dezessete quilômetros, estando estável no momento em relação a retração causada pelo aquecimento global. Outros glaciares não tem a mesma situação.
O sítio do Museo del Hielo Patagônico - Glaciarium, apresenta esses preocupantes dados:

Área estimada  em 1945: 13.500 km2.
                     em 1986: 13.000 km2.
                     em 2010: 12.550 km2.

No período de 1995-2000 a perda de gelo estava em 37,8 km2 por ano.

Museo del Hielo Patagônico - Jan2012 - Arquivo Pessoal


Vamos agora dar uma espiada no Campo de Gelo Sul no verão e no inverno, do espaço, pela NASA.

   VERÃO                                                                    INVERNO
16/02/2010            Terra/MODIS - NASA            14/08/2002
Click nas imagens para página NASA
Cortesia: NASA images LANCE/EOSDIS MODIS Rapid Response Team
















Um dos cartões postais da região é o Glaciar Perito Moreno, localizado no lado argentino, com medições em 2010 apontando para uma área de 254 km2, 31 km de extensão e estado de equilíbrio.


              Face Sul do Perito Moreno - Jan2012 - Arquivo Pessoal


Já na mesma região e também descarregando seu gelo no Lago Argentino, o Glaciar Upsala, com medições em 2011 apontando para uma área de 840 km2, 53,7 km de extensão e estado de drástico retrocesso. No Museo del Hielo Patagônico, descobrimos que nos últimos vinte e cinco anos Upsala perdeu 56 km2 de gelo. Abaixo ilustração retirada de documento virtual da U.S. Geological Survey - "Flutuações Históricas das Geleiras dos Campos de Gelo da Patagônia", onde podemos ver a retração do glaciar ao londo do tempo.


 Click na imagem para pag. USGS


Aproveite para ver esse vídeo produzido pelo canal glaciariumweb, e conheça de perto o Campo del Hielo Sur:

Nenhum comentário: