01 outubro 2010

TITÃ

Um Magnífico Mundo Novo
Titã, a maior lua de Saturno e a segunda maior do Sistema Solar, possui características peculiares que a tornam um lugar promissor para abrigar vida alienígena. Vida exótica, afinal, Titã é muito diferente da Terra mas ao mesmo tempo possui algumas similaridades. Titã possui uma atmosfera espessa, repleta de nuvens.


TITÃ - LUA DE SATURNO
UM MAGNÍFICO MUNDO NOVO 

Titã, a maior lua de Saturno e a segunda maior do Sistema Solar, possui características peculiares que a tornam um lugar promissor para abrigar vida alienígena. Vida exótica, afinal, Titã é muito diferente da Terra mas ao mesmo tempo possui similaridades.

Titã possui uma atmosfera espessa, repleta de nuvens formadas por nitrogênio (95%) e etano (5%), e pequenas quantidades de compostos de carbono, formados na alta atmosfera pela incidência dos raios ultravioleta do Sol sobre o nitrogênio e etano, que divididos se recombinam em compostos de carbono mais complexos.


   Atmosfera superior - NASA                Perfil da atmosfera - ESA      
    compostos de carbono                                      

Click para ampliar as imagens nas páginas da NASA e ESA.


O conhecimento que temos hoje de Titã foi possível graças a missão Cassini-Huygens. Cassini, a espaçonave, continua a explorar Saturno e suas luas e vez por outra realiza sobrevôos sobre Titã. Cassini carregava uma sonda, a Huygens, nome do descobridor de Titã, que foi lançada na atmosfera da lua e pousou sobre sua superfície. Temos dois vídeos animados sobre essa histórica descida, que trouxe imagens espetaculares, não deixe de assistir.


Vídeos da ESA


Esse filmeEsse filme foi construído graças aos dados recolhidos pelos DISR (Descent Imager/Spectral Radiometer) em 14 de Janeiro de 2005, durante os 147 minutos em que a sonda Huygens mergulhou na atmosfera espessa de Titã até o leito de areia macia.
Os dados foram analisados por meses após o desembarque.





Pouso da sonda Huygens em Titã em 2005. O filme condensa em 04m e 40s o período de funcionamento da sonda e a descida a superfície que durou 147 minutos. Sons enviados pela Huygens.


Erich Karkoschka, da equipe DISR (Descent Imager / Spectral Radiometer) da Universidade do Arizona é o criador dos filmes.


Outra característica de Titã é ser o único outro lugar, além da Terra, onde encontramos líquidos na superfície. Existem lagos nas latitudes altas que acredita-se serem preenchidos com etano.
Tetsuya Tokano, cientista planetário da Universidade de Colônia, na Alemanha, é autor de um artigo em março de 2009 na edição da revista Astrobiology detalhando os resultados de seu estudo. "Se certas substâncias químicas estão faltando, então, o lago poderia congelar ou secar. Mas se o lago é composto por uma mistura de metano, etano e nitrogênio, o lago pode existir por muitos anos e fornecer um meio químico pré-biótico"

Titã pode ser um bom candidato para a vida baseada no silício, se ela existir, porque a lua tem baixas temperaturas, falta de oxigênio, e a falta de água em estado líquido, condições propícias para esse tipo de vida.

Fonte: http://www.astrobio.net/exclusive/3165/exotic-life-could-sprout-from-chemistry-on-titan-

Quem sabe?

Lagos de Etano - ESA
(cores falsas - click para acessar página da ESA)


A sonda Huygens mostrou o que parecem ser delta de rios e regiões costeiras.


Imagem NASA
(click para acessar página)




Para finalizar essa breve visita por este magnífico novo mundo, abaixo foto da paisagem no sítio de pouso da Huygens. Uma imagem de outro mundo.


Imagem da ESA
(click na imagem para página da ESA)

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu! Que bacaninha isso neh meu!
Podiam mandar tipo uns astronautas pra colonizar esse lugar.

Enigma Luz disse...

O lugar é inóspito para nós humanos mas com certeza valerá a pena explorarmos essa lua fascinante.