14 agosto 2010

2010 O PERÍODO MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO

Artigo publicado em 13/08/2010 no site do NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration - informa que a temperatura média global combinada registrada em terra e na superfície dos oceanos, no período de janeiro a julho de 2010, foi o mais quente em comparação aos períodos janeiro-julho registrados no século 20. 



2010 - O PERÍODO MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO


Artigo publicado em 13/08/2010 no site do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), órgão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, informou que a temperatura média global combinada registrada em terra e na superfície dos oceanos, no período de janeiro a julho de 2010, foi o mais quente em comparação aos períodos janeiro-julho registrados no século 20. E tem mais, o mês de julho de 2010 perde apenas para julho do ano de 1998.


Gráfico Comparativo entre os Meses dos Anos de 1998 – 2010 (NOAA)
- click na imagem e observe a linha vermelha -


Como são feitas as comparações?

O NOAA trabalha com o conceito “anomalia de temperatura”, que significa que a temperatura média combinada da terra e da superfície dos oceanos para um dado momento, deve ser comparada com um número de referência, no caso, a média global dessas temperaturas durante o século 20, dessa forma, o incremento positivo sobre a média expressa um aquecimento e o negativo um resfriamento para o período observado. Assim, quando o NOAA diz que o mês julho de 2010 foi mais quente em 0,66 graus Celsius que todos os demais meses de julho, exceto julho de 1998, é porque foi comparada a temperatura combinada da terra e da superfície dos oceanos em julho de 2010 com a média das temperaturas do século 20. Portanto, 2010 está 0,66 graus Celsius acima dessa média.

Gráfico das Anomalias de Temperatura (NOAA)


Todo mês o NOAA libera duas avaliações, uma nacional (EUA) e uma global, do clima do mês anterior. Estes relatórios incluem informações sobre a temperatura e os níveis de precipitação a nível nacional (EUA) e global, fornecendo informações úteis sobre estas variáveis climáticas importantes na perspectiva histórica. Os relatórios também indicam qualquer evento significativo relacionado com o clima que ocorreram durante o mês.

Nenhum comentário: