A espaçonave Luna 9 lançada pela antiga união soviética, atual Rússia, foi o primeiro engenho humano a registrar imagens diretamente da superfície de outro corpo do sistema solar, no caso, nossa Lua. A data memorável foi 03 de Fevereiro de 1966, e as câmeras da sonda registraram as primeiras imagens panorâmicas da inóspita paisagem lunar.
Série - Imagens de Outros Mundos
LUNA 9 - AS PRIMEIRAS IMAGENS DE OUTRO MUNDO
LUNA 9 - AS PRIMEIRAS IMAGENS DE OUTRO MUNDO
A espaçonave Luna 9 lançada pela antiga união soviética, atual Rússia, foi o primeiro engenho humano a registrar imagens diretamente da superfície de outro corpo do sistema solar, no caso, nossa Lua. A data memorável foi 03 de Fevereiro de 1966, após seu lançamento em 31 de Janeiro, e as câmeras da sonda registraram as primeiras imagens panorâmicas da inóspita paisagem lunar.
A ex-união soviética executou o Programa Luna entre 1959 e 1976, enviando 24 naves, sendo a Luna 9 a primeira sonda a pousar e obter imagens com sucesso.
Foto da Luna 9 - Crédito: NASA
Dados da sonda: 58 cm de diâmetro e 99 kg.
Luna 9 pousou na região chamada de Oceanus Procellarum ou Oceano das Tormentas na borda de uma cratera de 25 m de diâmetro e numa inclinação de 15 graus.
Composição de Imagens para Luna 9 e Oceanus Procellarum
(ficheiro do Orbitador - click na imagem)
(ficheiro do Orbitador - click na imagem)
Foram obtidas visões panorâmicas que abrangiam a distância de até 1,4 km do local de pouso. Ao todo foram enviadas para a Terra, oito horas e cinco minutos de transmissões de rádio. Em 06 de feveveiro, após tres dias, as baterias da sonda descarregaram e a missão teve seu fim e com grande exito.
Foto da Luna 9 - Crédito: NASA Images
Veja fotos panorâmicas da Luna 9 em boa definição no http://mentallandscape.com/C_CatalogMoon.htm de Don P. Mitchell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário