25 julho 2010

MARTE - A FACE DE CIDÔNIA

Com a entrega pela NASA no dia 23/07/10 do novo mapa de Marte, cobrindo toda a sua superfície e disponível ao público (ver artigo anterior), não pude deixar de lembrar do curioso caso da Face de Marte, na região de Cidônia, hemisfério norte, fotografado pela nave orbital Viking em 1976 e que tanta polêmica gerou durante 3 décadas.



MARTE - A FACE DE CIDÔNIA

Com a entrega pela NASA no dia 23/07/10 do novo mapa de Marte, cobrindo toda a sua superfície e disponível ao público (ver artigo anterior), não pude deixar de lembrar do curioso caso da Face de Marte, na região de Cidonia, hemisfério norte, fotografado pela nave orbital Viking em 1976.

Imagem da Viking - 1976
Crédito: NASA - The Viking Project


O mistério permaneceu até 2006, quando a nave Mars Express da Agência Espacial Europeia - ESA, fotografou a região e Face de Marte, com sua Câmera Estéreo de Alta Resolução, onde cada pixel tinha a resolução de 13,7 m e produziu imagens em perspectiva da face.


Imagens da Mars Express - 2006
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum), MOC (Malin Space Science Systems)



Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)





Conforme a ESA:
"A imagem mostra um maciço remanescente que pensamos ter se formado através de deslizamentos de terra e a primitiva formação de montes de escombros"


As imagens e a credibilidade da ESA falam por si. Adoraria que a Face de Marte fosse de fato um monumento alienígena mas não é. Lembro que na época, pensava que um dia haveria expedições ao planeta vermelho para desvendar os segredos das ruínas arqueológicas de uma civilização marciana. Precisaríamos de muitos arqueólogos tipo "Indiana Jones" para enfrentar aquele vasto complexo de pirâmides, afinal, tinha gente que via muitas ruínas e até uma cidade antiga.


Para finalizar, coloquei as coordenadas da Face de Marte no novo mapa fornecido pela NASA e temos o resultado abaixo:


Latitude 40.40 (Norte) e Longitude -9,27 (Oeste)


Quem sabe ainda não acharemos ruínas legítmas em Marte? Vou torcer.


Nenhum comentário: