28 julho 2010

RECOLHIMENTO DE SANTA TERESA DE ITAIPU

NITERÓI

Estávamos na praia de Itaipu, na região oceânica de Niterói, para degustarmos um delicioso caldinho de frutos do mar. Paramos o carro em frente ao Museu de Arqueologia e não resistimos quando vimos àquelas paredes de pedras seculares.



RECOLHIMENTO DE SANTA TERESA
PRAIA DE ITAIPU - NITERÓI

Estávamos na praia de Itaipu, na região oceânica de Niterói, para degustarmos um delicioso caldinho de frutos do mar, que nossos amigos de BH estavam ansiosos para comer. Paramos o carro em frente ao Museu de Arqueologia e não resistimos quando vimos àquelas paredes de pedras seculares de uma antiga construção em ruínas, mas preservada e que abriga o museu. Várias vezes passei por ali, ora o museu estava fechado ou não entrei por falta de tempo, apesar de que tempo é uma questão de preferência, mas desta vez estava aberto e a preferência era conhecer algo diferente e que poderia ser interessante.


Foto do meu arquivo:



Na simpática recepção do museu, ficamos sabendo do que se tratavam as ruínas que observávamos e conseguimos as seguintes informações, do folheto para visitantes: "os recolhimentos destinavam-se a viúvas, órfãs, prostitutas arrependidas, moças e esposas desprovidas circunstancialmente de proteção masculina e mulheres que desejavam seguir a vida religiosa sem, no entanto, fazer votos perpétuos, e, também, àquelas que haviam cometido adultério e as filhas insubmissas que, como punição e castigo de culpas, eram afastadas da sociedade...".

No século XVIII, aquela região devia ser muito isolada, uma praia isolada cercada por pedras e mato...andando por entre as ruínas, tocando aquelas pedras, em minha mente somente pude imaginar dor, sofrimento, solidão...posso estar enganado, no entanto, não consigo sentir outra coisa.
Uma amiga do grupo disse algo assim: nós (mulheres) geramos os homens e eles fazem essas coisas com a gente.

Penso que evoluímos para um povo mais solidário e menos preconceituoso no Brasil, falta muito ainda mas em muitos lugares desse mundo, o que nossa amiga disse ainda é uma grande verdade. Temos nesse momento um movimento internacional para evitar a morte por apedrejamento ou enforcamento da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, pelo crime de adultério. Há muita coisa na internet que pode esclarecer melhor esse assunto, coloco aqui no blog o link para o site que está colhendo as assinaturas pela liberdade de Sakinehm. Eu já assinei.


http://freesakineh.org/

Imagem da Praia de Itaipu hoje - Google maps




Nota: procurei na internet fotos antigas de Niterói, apesar de haver muitas, infelizmente da praia de itaipu nada encontrei.


Fotos do meu arquivo:




Para maiores referências e outras imagens, consulte este link do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural de Niterói.

Um comentário:

Andrés Gutierrez disse...

muito legal lá mesmo!!!
eu ja fui la algumas vezes!