14 julho 2010

A MUSICA DO PLANETA SATURNO

Saturno é uma fonte de emissões de rádio intensa, que foram monitoradas pela sonda Cassini. As ondas de rádio estão intimamente relacionados com as auroras perto dos pólos do planeta. Estas auroras são similares às luzes do norte e do sul da Terra. Ouça o arquivo de áudio das emissões de rádio de Saturno e aproveite esse momento de pura magia de nosso Universo.



A MÚSICA DO PLANETA SATURNO



Saturno é uma fonte de emissões de rádio intensa, que foram monitoradas pela sonda Cassini. As ondas de rádio estão intimamente relacionados com as auroras perto dos pólos do planeta. Estas auroras são similares às luzes do norte e do sul da Terra. Este é um arquivo de áudio de emissões de rádio de Saturno.

A sonda Cassini começou a detectar estas emissões de rádio em abril de 2002, quando a Cassini estava a 374.000 mil quilômetros (234 milhões de milhas) do planeta. O espectro de radiofrequências é complexo, com o aumento e queda dos tons, sendo muito semelhante as emissões de rádio das auroras boreais da própria Terra. Estas estruturas indicam que existem inúmeras pequenas fontes de rádio que se deslocam ao longo das linhas do campo magnético na região das auroras de Saturno.

O tempo nesta gravação foi compactado, de modo que os 73 segundo correspondem a 27 minutos. Uma vez que as freqüências das emissões estão bem acima da faixa de freqüência de áudio, elas foram deslocadas para baixo por um fator de 44.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Jet Propulsion Laboratory, uma divisão do California Institute of Technology em Pasadena, administra a missão para a NASA's Science Mission Directorate, Washington, DC. A sonda Cassini foi projetado, desenvolvida e montado no JPL. A equipe de rádio é baseado na Universidade de Iowa, Iowa City.

Para obter mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite http://saturn.jpl.nasa.gov e http://www-pw.physics.uiowa.edu/cassini/ .

Crédito: NASA / JPL / Universidade de Iowa

Nenhum comentário: