25 julho 2010

NASA ENTREGA AO PÚBLICO ESPETACULAR MAPA MARCIANO

A NASA colocou a disposição do público, um detalhado mapa da superfície do planeta Marte, as imagens obtidas pela câmera da nave Mars Odyssey, que orbita o planeta desde 2002, ajudaram a criar o mais completo mapa de Marte elaborado até hoje. Cientistas e o público em geral podem acessar o mapa e explorar toda a superfície do Planeta Vermelho.



NASA ENTREGA AO PÚBLICO ESPETACULAR MAPA MARCIANO

A NASA colocou a disposição do público um detalhado mapa da superfície do planeta Marte; as imagens obtidas pela câmera da nave Mars Odyssey, que orbita o planeta desde 2002, ajudaram a criar o mais completo mapa de Marte elaborado até hoje. Cientistas e o público em geral podem acessar o mapa e explorar toda a superfície do Planeta Vermelho. O mapa foi feito a partir de 21 mil imagens do Sistema de Emissão Termal de Imagens (THEMIS, na sigla em inglês), a câmera de infravermelho da Mars Odyssey. Pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, junto com cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, trabalharam na confecção do mapa desde que as observações do THEMIS tiveram início, em 2002 As imagens foram sendo encaixadas e cartograficamente controladas para formar o gigantesco mosaico. Os usuários podem navegar pelas imagens e dar um zoom em cada uma, para vê-la mais de perto.

Acesse esse link:


e na opção Layer (menu superior, centro), coloque “THEMIS Day IR 100m Global Mosaic” e comece se divertir pelos vales, escarpas e crateras de nosso vizinho cósmico.

Nenhum comentário: