16 julho 2010

VOYAGER 2 COMPLETA 12.000 DIAS DE OPERAÇÕES ININTERRUPTAS

Em 28 de junho de 2010, a Voyager 2 completou 12.000 dias de operações contínuas desde o seu lançamento em 20 de agosto de 1977. Por quase 33 anos, a espaçonave retornou dados sem precedentes sobre os planetas gigantes e o espaço exterior, as propriedades do vento solar entre e além dos planetas e da interação do vento solar com ventos interestelares na heliosfera.



VOYAGER 2 COMPLETA 12.000 DIAS DE OPERAÇÕES ININTERRUPTAS


Em 28 de junho de 2010, a Voyager 2 completou 12.000 dias de operações contínuas desde o seu lançamento em 20 de agosto de 1977. Por quase 33 anos, a espaçonave retornou dados sem precedentes sobre os planetas gigantes e o espaço exterior, as propriedades do vento solar entre e além dos planetas e da interação do vento solar com ventos interestelares na heliosferaTendo percorrido mais de 21.000 milhões km no seu caminho sinuoso através dos planetas para o espaço interestelar, a nave espacial está agora quase 14 bilhões de quilômetros do sol. Viajando à velocidade da luz, um sinal da terra leva cerca de 12,8 horas para chegar à nave espacial. Voyager 1 chegará a esta etapa em 13 de julho, depois de ter percorrido mais de 22 bilhões de quilômetros. A Voyager 1 está atualmente mais de 17 bilhões de quilômetros do Sol.
A missão principal era a exploração de Júpiter e Saturno. Depois de fazer uma série de descobertas - como vulcões ativos em Io, uma lua de Júpiter e da complexidade dos anéis de Saturno - a missão foi estendida. A Voyager 2 passou a explorar Urano e Netuno, e ainda é a única espaçonave a ter visitado esses planetas exteriores. Os viajantes, voyagers em inglês, passaram a ter uma nova missão, a Voyager Interstellar Mission (VIM), que está explorando a borda externa do domínio do Sol, e além.


Imagens das Voyagers:
Saturno:


Jupiter:

Urano:

Netuno:

Um comentário:

Fernanda disse...

teste